Friday, August 31, 2007

Openid - abaixo os formulários de registo

Na web cada vez mais encontramos sites que requerem autenticação, autenticação esta que nos obriga à priori a preencher sempre um formulário de registo que por mais simples que seja nos causa sempre transtornos, pois raramente o conseguimos fazer à primeira sem que nos apareça uma inesperada mensagem de erro.

Para solucionar este tipo de problemas surgiu uma solução que tem estado muito em voga nestes últimos tempos cuja buzzword é OpenID. Com este sistema é possível efectuarmos o registo em um só site o qual servirá de "repositório" da nossa informação. A partir do momento que estejamos registados poderemos utilizador o nosso identificador unívoco para nos autenticar em sites que suportem este sistema.

Dizem as más línguas que é um sistema que apresenta pouca segurança principalmente quando falamos em quebras de segurança tão badaladas ultimamente como o phishing. Numa primeira abordagem é óbvio que este sistema apresenta vários problemas de segurança mas não quero com isto dizer que é inseguro. E para que serve a nossa cabeça se não para pensar em o tornar seguro? Ok, haverá sempre alguém a tentar "cracka-lo", mas será com a ajuda desses crakers que ele ficará ainda mais seguro.


Eu vou começar aderir a esta nova onda, pelo mesmos saberei que estarei a contribuir para que num futuro próximo me livre de vez de formulários de registo irritantes.